Suficientemente leves
para serem removidas à mão.
Com uma relação resistência/peso inigualável, as tampas de caleira Fibrelite leves estão disponíveis numa gama de classificações de carga (de 1,5 a 90 toneladas) para se adequarem a todas as aplicações e a todos os orçamentos. Fáceis de remover, seguras e disponíveis numa gama quase ilimitada de cores RAL, tamanhos e configurações, cada cobertura foi concebida para proporcionar anos de serviço sem problemas, mesmo nos ambientes mais adversos.
Embora as tampas compostas de PRFV sejam cada vez mais preferidas em relação às opções tradicionais de metal ou betão, nem todas as tampas compostas têm o melhor desempenho ano após ano.
As tampas de caleira Fibrelite são um produto de alto desempenho criado através de moldagem por transferência de resina (RTM) para criar uma cobertura durável e monolítica que pode ser verdadeiramente montada e esquecida. Além disso, cada uma foi concebida individualmente nas nossas próprias instalações de fabrico.
Concebidas como um produto de instalar e esquecer, as nossas tampas compostas de PRFV não necessitam de manutenção, são duráveis e muito resistentes.
Leia o nosso relatório de teste de resistência ao impacto (Consulte a cláusula 4.2, página 15)
Uma das principais razões para selecionar uma cobertura em material compósito é a sua resistência inerente à corrosão. Este facto torna-a uma escolha óbvia quando estão envolvidos água, águas residuais ou líquidos corrosivos. As tampas Fibrelite são também ideais quando as infraestruturas subterrâneas requerem proteção contra compostos corrosivos externos, como o sal.
Testes independentes a seco e a húmido realizados pelo Laboratório de Materiais Devon CC demonstraram que as tampas de esgotos e valas da Fibrelite – mesmo quando molhadas – têm propriedades antiderrapantes/deslizantes que excedem largamente os limites recomendados em termos de saúde e segurança.
Leia o nosso relatório de teste de resistência à derrapagem
As propriedades de gradiente térmico de uma cobertura de vapor compósita reduzem significativamente a transferência de calor de uma câmara de vapor para a superfície da cobertura. Normalmente, a temperatura da superfície de uma cobertura em compósito é apenas ligeiramente superior à temperatura ambiente, mesmo quando sujeita a temperaturas extremamente quentes na parte inferior.
De facto, as tampas de vapor de alta qualidade da Fibrelite mantêm as suas propriedades de frescura ao toque e a capacidade de suportar cargas veiculares, mesmo quando submetidas a uma temperatura de teste de 400°F.
Leia o nosso relatório de teste de resistência ao calor“…penso que a Fibrelite é uma excelente solução para um problema de design difícil para nós, conseguir uma cobertura robusta e com elevada capacidade de carga para os cabos multicondutores que vão desde o palco até à mesa de controlo, mantendo ao mesmo tempo um peso reduzido e um acesso fácil.”
As tampas em compósito da Fibrelite estão disponíveis em praticamente qualquer tamanho, cor, forma ou configuração, proporcionando uma solução verdadeiramente personalizada solução à medida para cada projeto.
Disponível numa gama de larguras de 300mm (12″) a 1.000mm (40″); uma gama de comprimentos de 600mm (24″) a 2.000mm (78 ¾”) e profundidades de 50mm (2″) a 203,2mm (8″). Tamanhos personalizados também estão disponíveis. As classificações de carga estão disponíveis de A15 a F900.
As tampas podem ser moldadas à medida para acomodar tubagens, entradas de cabos e aberturas de libertação de vapor e gás.
É colocada uma junta de borracha na estrutura e as tampas são fixadas com quatro parafusos de aço inoxidável por tampa. São fornecidos tampões para os alojamentos das chaves para completar a vedação, e as cabeças dos parafusos são cobertas.
O vedante estanque é aplicado na estrutura aquando da instalação e reaplicado sempre que as tampas são removidas e substituídas. Normalmente especificado quando se espera uma remoção pouco frequente da tampa.
Os métodos de elevação podem ser personalizados de acordo com os requisitos individuais. Por exemplo, as tampas da foto foram concebidas para um cliente que solicitou tampas F900 com mais de 1 m de largura que pudessem ser removidas por um carrinho de mão.
As tampas podem ser instaladas na nossa estrutura especializada (alumínio ou GRP) ou numa dobra existente.
Uma borda de suporte exata e consistente, particularmente importante quando as tampas vão ser transitadas por veículos pesados ou sofrer cargas dinâmicas mais elevadas.
As tampas de caleira Fibrelite podem ser moldadas à medida para serem escalonadas, o que permite a sua adaptação a estruturas existentes com abatimentos pouco profundos, mantendo a sua integridade estrutural (testada independentemente).
Isto permite a substituição direta de tampas metálicas previamente existentes, ou a instalação em valas de betão pré-fabricadas ou pré-moldadas existentes. O escalonamento pode também reduzir o custo de fabrico e o peso.
“A Dakin Contractors trabalha com a Fibrelite há mais de 20 anos e temos todo o gosto em recomendar a Fibrelite a qualquer empresa que pretenda utilizar os seus serviços. Sempre achámos que a Fibrelite é líder no seu mercado… uma empresa orientada para fornecer um produto e um serviço que os seus clientes desejam e que se esforça constantemente por melhorar o seu produto em resposta ao feedback dos clientes. A Fibrelite fornece produtos de primeira classe a preços competitivos e apoia os seus produtos com um excelente serviço no local.”
As potenciais descargas eletrostáticas podem ser eliminadas utilizando as nossas tampas “totalmente condutoras”. Utilizamos uma fibra metalizada no processo de moldagem para obter uma continuidade elétrica em toda a superfície da cobertura – e excedemos os requisitos de resistividade da superfície da norma PAS26.
Embora a norma exija um valor máximo de 1 KΩ/cm², as tampas Fibrelite atingem efetivamente um valor de 0,0144 KΩ/cm².
Leia o nosso Relatório de Teste de Condutividade (Consulte a Cláusula 3.1.5, Página 14)
Uma cobertura quadrada de 18” fabricada e fornecida pela Fibrelite foi submetida a testes conforme especificado na norma BS EN 124 após 14 anos de serviço sólido num pátio de alto tráfego. O relatório de teste confirma que a cobertura passou facilmente e foi notável que a cor laranja não se desvaneceu, indicando que a intempérie e os raios UV têm pouco ou nenhum impacto no desempenho da cobertura Fibrelite durante um período prolongado.
Ler o relatório do teste
Não há risco de roubo com uma cobertura de compósito Fibrelite, uma vez que os compósitos não têm valor de revenda no mercado de sucata – por isso não ficará com um buraco perigoso e descoberto no chão.